do apg amana-key
No APG algo que me marcou muito, além das dinâmicas que ajudaram a desenvolver projetos inovadores, foi a compreensão de meu próprio jeito de pensar, de meu “modelo mental”, o que me liberou para desencadear ações disruptivas, até para buscar a viabilização do que antes parecia impossível. E o que mais me marcou, dentre tudo, foi o destaque à geração dessas inovações de modo absolutamente ético.
Sou muito grata a Oscar Motomura e toda a sua equipe pelos ensinamentos, pelos momentos de grandes insights, pela evolução de todos. Vem com a gente!”
média administração que participaram do APG:
O APG é um programa mais do que completo, que ao mesmo tempo inova e cria; transforma e muda; esclarece e atualiza e nos faz olhar para dentro de nós e nos descobrirmos mais e mais. Para mim, nunca um programa me tocou tão de perto e me agregou tanto valor.
Um programa primorosamente elaborado, materializado em uma didática incomum, criativa e instigadora, iluminando valores superiores do ser humano.
O APG foi para mim uma semana diferente. Intensa, forte, rica, contundente.
No APG temos a oportunidade de enxergar a realidade de uma maneira totalmente diferente. Acima de tudo, saímos prontos para fazer acontecer!
O APG é uma vivência espetacular, ímpar. O diferencial é o percentual de evolução. De um curso tradicional você extrai normalmente 20%. No APG, 100%…
O APG é fantástico. Participei de muitos programas de liderança, inclusive em diferentes países do mundo, em grandes universidades…, mas a experiência no APG é única!
Fico sempre muito surpreendido pelo ineditismo que a Amana-Key consegue.
O APG representou um verdadeiro ponto de mutação na minha vida pessoal e profissional. Por mais que se tente descrever o poder de transformação do APG, vivenciá-lo é a única forma de captar seus conhecimentos explícitos e tácitos sobre Gestão, em seu sentido mais amplo e profundo. O APG proporciona um salto quântico em nosso nível de consciência.
Nós fomos buscar na Amana-Key uma organização que tivesse a capacidade de nos auxiliar a catalisar mudanças. Hoje, nossa organização tem uma relação de parceria que já passa de uma década. Iniciou com o APG de forma isolada e evoluiu, em função do sucesso que foram esses programas, para a construção de um novo modelo de gestão focado na geração de transformações, não só nos negócios, mas também na cultura de nossa organização.
A relação que tínhamos com a Amana-Key não era uma relação tão somente comercial. Era uma parceria estratégica que criamos juntos, passo a passo. Ousamos sonhar com a reinvenção da instituição e fizemos isso…. Depois, entramos numa segunda etapa que foi a preparação de todas as pessoas para a mudança. E o APG foi um grande aliado…
programa de gestão avançada
O APG Amana-Key é uma vivência super intensiva sobre o que há de mais inovador em gestão, estratégia e liderança, trabalhado de forma sistêmica e integrada. Ou seja, não é um mero ajuntamento de módulos fragmentados.
O APG Amana-Key não dá “receitas” (que – a propósito – ficam rapidamente obsoletas). O APG foi concebido para provocar a geração de insights: os próprios participantes visualizam caminhos inéditos e “sob medida” para fazer suas organizações evoluírem e conseguirem resultados cada vez melhores (alta performance) em contextos cada vez mais desafiadores.
O APG Amana-Key tem como foco relevante “competências duráveis” – “soft skills” essenciais à todo líder. Especial ênfase é dada ao fator humano (“entender de gente”, o atitudinal e comportamental, a integração da cultura, o teamwork 360°), ao desenvolvimento de valores, ao resgate da ética e à elevação do nível de consciência. E tudo isso aliado à capacidade de fazer acontecer, de assegurar excelência em execução.
O APG Amana-Key é uma intensiva “parada para reflexão”, um evento transformador que todo líder deveria se permitir (em meio à turbulência do dia a dia) pelo menos uma vez por ano para se reposicionar – pessoal e profissionalmente – em relação a um futuro repleto de promessas, oportunidades e riscos que vêm chegando até nós cada vez mais rapidamente…
dos espaços definidos por está matriz
INTEGRAÇÃO SISTÊMICA DE TODOS OS CONTEÚDOS
- Tudo o que pode afetar a evolução e performance da organização a curto, médio e longo prazos é trabalhado no APG de forma integrada (e não de forma separada, fragmentada).
- A integração inclui aspectos mais objetivos, mas principalmente os mais sutis e não aparentes (“meias-verdades”, informações distorcidas, competição por poder etc.) que não costumam ser trazidos à mesa de decisão.
- Grande ênfase é dada ao alinhamento cultural da organização como um todo, entre os principais líderes, entre suas equipes, entre áreas diferentes, entre diferentes gerações etc.
- Como indicado na matriz a seguir, o APG integra os aspectos técnicos aos políticos e culturais em todas as principais dimensões (existenciais, estratégicas, operacionais, humanas e relacionais) da vida organizacional.
- A integração dos conteúdos do APG é trabalhada na premissa de que a empresa/ instituição é um organismo vivo e não uma máquina, um mecanismo. Portanto, é o “sistêmico-biológico” e não o “sistêmico-mecânico” que está na base de tudo que é trabalhado no APG Amana-Key.
As pessoas, em geral, são muito hábeis em trazer equações específicas que enfrentam, sem entrar na intimidade da organização. Por exemplo, fazendo perguntas sobre as barreiras que existem sempre que se quer mudar a cultura da organização, sem entrar em detalhes que exponham eventuais pontos fracos de sua organização, de seus líderes etc. Por outro lado, há organizações que contratam APGs fechados. Quando isso acontece, o programa se transforma em um workshop interno até de reinvenção do todo. Mas muitos preferem o APG aberto. No aberto, há muitos pontos de vista diferentes, vindo de pessoas com experiências muito ricas. Isso leva a insights muito ricos, só de ouvir os debates que são catalisados no programa. Mais insights emergem ainda de forma fluida e natural, quando as pessoas expõem suas ideias livremente por causa do ambiente seguro e isento de “bullying” que o APG propicia desde seu início. Esses insights representam o que há de maior valor que os participantes, inclusive para resolução das equações críticas que descobrem que existem em sua organização. A partir desse ponto, o que fará diferença na volta é a vontade do participante de ir para a ação efetiva, enfrentando os riscos inerentes a toda mudança e toda inovação. Quanto ao tamanho dos grupos: desde que começamos o APG, sempre trabalhamos com grupos de 80 a 100 pessoas, com uma metodologia que une diálogos em pequenos grupos a debates amplos em plenária. A eficácia disso, é claro, depende da metodologia didática, dos materiais desenhados sob medida para isso e da qualidade da facilitação. No caso do APG Virtual, praticamente não há limites quanto ao número de participantes. Rodamos dezenas de APGs Virtuais de dois dias nos últimos anos, com números que variaram de 50 a 500 participantes, sempre com uma metodologia que permite diálogos em pequenos grupos e interação comigo e com os convidados. Há pessoas que fizeram o APG Presencial de 5 dias que vieram para o Virtual de dois dias e tiveram muitos insights diferentes. Outros fazem o APG Virtual primeiro e ficam motivados a fazer o Presencial de 5 dias. Quase não há repetições de conteúdo. Não há intervalo recomendado entre eles. Depende de cada pessoa, da atitude com que fazem os programas e do momento em que estão vivendo.
O APG Amana-Key, não só leva em conta os novos desafios que surgem no contexto externo mas provoca reflexões sobre o que o futuro estará trazendo, sempre tendo na base a questão “o que um líder consciente e visionário estaria fazendo acontecer em sua organização, tendo em vista os desafios que o futuro está trazendo de forma cada vez mais rápida?”.
O APG não se propõe a “moldar” líderes, mas a liberar o potencial de “liderança natural” que está nas pessoas. Talvez aí esteja o maior diferencial do APG.
- Assegurar participação de todos os diretores e gerentes em um workshop de um dia depois que todos passarem pelo APG. Para criar e implantar “projetos segunda-feira” integrados, voltados à evolução da organização como um todo.
- Assegurar que executivos da organização participem do APG em grupos de 5 a 6 pessoas (composição que faça sentido) por turma. O grupo trabalha junto nas “Salas de Diálogo” e desenvolve “projetos” em conjunto durante o programa, para implantá-los individualmente e também coletivamente ao voltar para a organização. Nas plenárias, os executivos interagem separadamente com líderes de outras organizações e intercambiam ideias e insights.
- Assegurar que todos os executivos que fazem o APG usem intensamente os recursos disponíveis na AmanaNet e participem dos webinares de coaching coletivo para apegeanos.
- Assegurar alto envolvimento dos “apegeanos”, especialmente nas situações em que todos os principais líderes já tiverem feito o APG, por meio de workshops in-house de dois a três dias conduzidos pela Amana-Key, focados na resolução das principais equações da organização. Sincronizar esse tipo de workshop com o ciclo anual de planejamento da organização.
- Assegurar que os jovens talentos em ascensão para postos de mais responsabilidade, em que a visão ampla da organização e do contexto maior seja necessária, também participem do APG, de preferência em grupos. Esta é uma forma de acelerar a “seniorização” desses jovens, por meio de uma filosofia de gestão que os faça ir muito além do operacional de curto prazo.
- Assegurar que os principais líderes das organizações que compõem o seu “ecossistema” – fornecedores, clientes, parceiros etc. – também participem dos programas APG e/ou das combinações com os workshops de resolução de equações principais. Assim, equações do “ecossistema” são trabalhadas de forma integrada, e não somente as das organizações que a compõem.
- Agora com a disponibilidade do APG Virtual e das palestras temas do APG (inovações na área de gestão, estratégia e liderança), há muitas outras combinações possíveis. O APG Virtual praticamente não tem limites quanto ao número de participantes por evento (podemos chegar ao máximo que a plataforma Zoom permite – 1 mil participantes ao mesmo tempo). Assim sendo, é possível levar o APG para a organização como um todo, em esforço de alinhamento cultural. Estamos abertos para entreter diferentes usos das várias modalidades do APG à sua organização.
(Estas são somente algumas das formas que nossos clientes têm usado. Outras formas poderão ser criadas pela organização cliente em conjunto com a Amana-Key).
3M • ABB • ABIN • ABRH • ACCENTURE • ACE SCHMERSAL • ACHÉ • AÇO CEARENSE • ADUBOS ARAGUAIA • AGIBANK • AGU • AJINOMOTO • ALE COMBUSTÍVEIS • ALIANÇA METALÚRGICA • ALGAR • ALGÁS • ALSTOM HYDRO • ALTAIA • ALUNORTE • AMAGGI • AMIL • ANATEL • ANDRITZ HYDRO • ANEEL • APSEN • ARCELOR MITTAL • ARCESP • ASA BRANCA • ASSURANT • ASTRAZENECA • B BRAUN • B9 • BDMG • BEMIS • BAHIA GÁS • BIC • BM&F BOVESPA • BANCO DO BRASIL • BANCO ITAÚ • BANCO MERCANTIL • BANCO DO NORDESTE • BANCO SANTANDER • BASF • BAYER • BLUE TREE • BNDES • BOEHRINGER INGELHEIM • BOTICÁRIO • BRADESCO • BRASILPREV • BRB • •BRDE • BRF • BUNGE • C&A •CADE • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL • CÂMARA DOS DEPUTADOS • CARREFOUR • CATERPILLAR • CELULOSE IRANI • CEMIG • CENCOSUD •COPEL • CIP DO BRASIL • CITIBANK • CGU • CJF • CLARIANT • CNH • COBB VANTRESS •COCA-COLA • COIMEX • COLUMBIAN CHEMICALS • COMAU DO BRASIL • CPRM • CNC (SESC, SENAC) • CNI (SESI, SENAI, IEL) • COPESUL • CPFL • CORREIOS • CVM • DATAPREV • DEFENSORIA PÚBLICA AMAZONIA • DETRAN • DI CICCO • DOCOL • DNIT • DOW • EBSERH • EDITORA GLOBO • EDP • ELECTROLUX • ELETROBRAS • EMBASA • EMBRACO • EMBRAER • EMBRAPA • ENGIE • ENEL • EQUANT • ESSILOR • FAZENDA CAMPANARIO FIAT • FINEP • FIOCRUZ • FNDE • FUNCESP • FUNDAÇÃO PROAMB • FURUKAWA • GALDERMA • GASMIG • GLOBO • GOODYEAR • GOVERNOS ESTADUAIS (AC, AL, BA, CE, ES, DF, MT, PA, PB, PE, PR, RO) • GRANJA REGINA • GRUPO ACCOR • GRUPO EDSON QUEIROZ • GRUPO GAZIN • GRUPO GPS • GRUPO LIGHT • GRUPO MARISTA • GRUPO MÔNACO • GRUPO PÃO DE AÇÚCAR • GRUPO RBS • GRUPO SAINT-GOBAIN • GRUPO SÃO MARTINHO • GRUPO VOTORANTIM • GRUPO ULTRA • GUARANI • GVT • HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA • IBGC • IMERYS • IMA • INFRAERO • INSS • INTELBRAS • IOCHPE-MAXION • INPI • IPHAN • ITAIPU BINACIONAL • JBT • JARI CELULOSE • JCPM J.MACÊDO • JOHNSON & JOHNSON • KEPLER WEBER • KNORR-BREMSE • LAFARGE • LACTEC • LOCALIZA • HERTZ • RENNER • M. DIAS BRANCO • MACKENZIE • MARCOPOLO • MARQUISE • MAGAZINE LUIZA • MAGNESITA • MAHLE • MANN+HUMMEL • MANSERV • MELIÁ • MERCEDES-BENZ • METRÔ DE SÃO PAULO • METSO • MEXICHEM • MILLS • MINISTÉRIO DA AGRICULTURA • MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES • MINISTÉRIO DA DEFESA • MINISTÉRIO DA ECONOMIA • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA • MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE • MINISTÉRIO PÚBLICO ACRE • MINISTÉRIO DA SAÚDE • MINISTÉRIO DO TURISMO • MOCOCA • MONDELEZ • MULHERES DO BRASIL • NADIR FIGUEIREDO • NATURA • NEOENERGIA • NEXTEL • NÍVEA • NORSK HIDRO • NOVA AMÉRICA AGRÍCOLA • NOVARTIS • OCEMG • ONS • ORACLE • ORGANIZAÇÕES GLOBO • PANDORA • PARKER HANNIFIN • PERNAMBUCANAS • PETROS • PETROBRAS • PORTO SEGURO • PPG • PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA • PRODEB • PROFARMA • PROMON • QUERO-QUERO • RANDON • RECEITA FEDERAL DO BRASIL • ROBERT BOSCH • ROCHE •RUMO LOGÍSTICA • SABESP • SAFRA • SANDVIK • SANEPAR • SANOFI AVENTIS • SANTOS BRASIL • SAPURA • SBT • SEBRAE • SEFAZ • SEFIN (PA, RO, CE, PB) • SENADO FEDERAL • SEPOG FORTALEZA • SESCOOP • SERPRO • SINOBRAS • SICOOB • SICREDI • SKF • SKY • SPRINGER CARRIER • SODECIA • STJ • STM • STF • STIHL • STOLLE • SUZANO • TAESA • TECHINT • TEKSID • TICKET SERVIÇOS • TRAMONTINA • TRANSPES • TRANSPETRO • VIVO • TETRA PAK • THYSSENKRUPP • TILIBRA • TIM • TIVIT • TCU • TCE • TRF4 • TRT • TSE • TYCO • UNIFEOB • UNIFOR • UP BRASIL • UNIMED • UNIPAR • USINA CORURIPE • VALE • VERALLIA • VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA • VILLARES METALS • VISA • VIX LOGÍSTICA • VOLVO • WALMART • WEG • WHIRLPOOL • WWF BRASIL
(5 dias) em são paulo
13 a 17 de fevereiro
(5 dias) em são paulo
13 a 17 de março